Farinha
Quem é a alma das receitas? Farinha!
Um dos elementos mais importantes de qualquer receita...

A farinha de trigo integral é rica em fibra e vitaminas (B-1, B-3 e B-5). Os grãos do trigo não sofrem processamentos e por isso conservam todas as suas características.
A farinha de aveia tem um sabor leve e suave e a sua “boa” reputação deve-se a uma fibra solúvel, chamado beta-glucano (reduz os fatores de risco de doenças cardiovasculares e o alto colesterol e alta pressão sanguínea).
A farinha de quinoa é excente e pode ser uma grande aliada na prática de exercício e físico e recuperação muscular. Isto graças ao seu alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. A farinha de quinoa também é pobre em gorduras e não contém colesterol. Assim, é bastante saciante e contribui para o para o bom funcionamento do intestino.
A farinha de amêndoa é diferente da amêndoa moída (ou almond meal) porque é resulta da moagem de amêndoas sem pele, obtendo-se uma textura mais fina. Nas minhas receitas prefiro usar a "amêndoa moída" porque é mais saborosa, saciante e nutritiva. Mas, no geral, ambas têm um elevado poder antioxidante, são ricas em fibras e tem poucos hidratos de carbono e assim como todas as outras farinha de oleoginosas contêm gorduras polisaturadas, que são saudáveis para o corpo e fornecem a ômega -3 e ácidos gordos benéficos.
A farinha de avelã tem um excelente valor nutritivo. A avelã é um fruto rico em ácidos gordos essenciais, que reduzem o colesterol no sangue. Ainda contém fibras essenciais para melhorar o trânsito intestinal e, em seguida, eliminar as toxinas. Assim, possuí vitaminas e minerais que contribuem para o nosso bem estar.
A farinha de alfarroba tem um valor nutritivo excelente: baixa em sódio, alta em fibra e é uma boa fonte de cálcio e antioxidantes.
A farinha de coco é quase isenta de açúcar (logo de lenta absorção), dá-te um boost de energia e tem muita fibra! Como não contém glúten nem colesterol, as pessoas intolerantes ou sensíveis a essa substância podem consumi-la sem problemas.
A farinha de espelta tem um sabor característico e adocicado Pode ser utilizada para tudo! Digamos que é o irmão gêmeo da farinha de trigo integral porque tem propriedades semelhantes. Uma boa fonte de fibra, que é absorvida e digerida lentamente, estabilizando os valores de açúcar no sangue.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |