AÇÚCAR
Dizem que é o mau da fita? Será que faz assim tão mal? O que achas?
Eu acho que o açúcar certo na quantidade certa não faz mal a ninguém! Em caso de dúvida.... quanto mais escuro melhor. Ou podes optar por açúcares naturais, como o da fruta ou mel.
-
Açúcar de coco é a seiva cozida e desidratada da palma de coco. Contém vitamina C e B, potássio, magnésio e fitonutrientes ( fortalecem o teu corpo, deixando-o mais “fit” e nutrido!)
-
Açúcar de cana é um açúcar não refinado, que oferece um grande número de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como magnésio, fósforo, cálcio, potássio e ferro.
-
Açúcar de Demerara é uma variedade de açúcar bruto de cana que é minimamente refinado. Tem grãos grandes e um sabor característico de melaço.
-
Açúcar Mascavado Escuro contém mais de melaço de açúcar mascavado claro, o que lhe confere um sabor mais forte, mais intenso.
-
Açúcar Mascavado é uma variedade de açúcar de cana não refinado, em que o melaço não é removido. Adoro a textura! É muito pegajosa e húmida (semelhante a areia molhada!).
-
Whole Cane sugar repleto de enzimas e nutrientes, incluí o cálcio, potássio, magnésio e vitaminas). Tem um índice glicêmico de 30 a 40, quase a metade do açúcar refinado.
-
Mel! O doce…docinho dos portugueses. Também sou uma grande fã do mel (principalmente o mel algarvio). É ótimo para utilizar em bolachas, para adoçar as papas de aveia ou até mesmo para a companheira do pequeno almoço, a granola. O mel tem propriedades excelentes, nomeadamente no fortalecimento do sistema imunitário. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, incluindo água, glicose (carboidratos), potássio, selênio, ferro, fósforo, entre outros. Ele ainda possui proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais, sendo, portanto, considerado um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Por isso inclui na tua dieta este superalimento!
-
Xarope de ácer é é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer e não podia ser mais delicioso. Engloba proteínas, hidratos de carbono e minerais que propiciam a eliminação de toxinas e promovem a regeneração do organismo. Um estudo anterior, publicado no Journal of Clinical Nutrition, em 2007, descobriu ainda que o xarope de ácer contém polifenóis, como o ácido abscísico, que estimulam a libertação de insulina pelas células pancreáticas, aumentando a sensibilidade das células de gordura à insulina, o que torna este xarope benéfico até para diabéticos. É como já referi anteriormente, tal como muitos outros açúcares se for consumido com e em pequenas porções moderação é altamente benéfico!


